As cores têm a capacidade de evocar emoções diferentes, criar atmosferas específicas e trazer vida aos ambientes. Uma das cores mais amadas pelas pessoas é o azul, que provoca sensações de calma, serenidade e até mesmo segurança. E para ajudar arquitetos e designers de interiores a criarem projetos com essa cor, preparamos este artigo completo sobre revestimento azul. Continue a leitura e confira tudo!
Você também vai gostar de ler:
➡️ Cerâmica preta para projetos elegantes
➡️ Dicas para revestimentos de banheiros
➡️ Tipos de revestimentos para fachada
Conteúdo dessa Página
A psicologia do azul na arquitetura e no design de interiores
As cores desempenham um papel que vai além da estética na arquitetura e na decoração. Elas podem influenciar diretamente as emoções e até mesmo o comportamento, já que são capazes de provocar sensações.
Como as cores podem interferir no cotidiano das pessoas, é sempre interessante ter em mente as sensações que cada cor é capaz de emergir. Nesse sentido, o azul é uma cor primária de temperatura fria, remetendo à serenidade. É a cor do céu e do mar, por isso, possui forte ligação com a natureza.
Os tons de azuis mais claros oferecem bem-estar e produtividade. Já as tonalidades mais escuras proporcionam a sensação de confiança.
Assim, de modo geral, a cor azul está conectada a sensações positivas, como tranquilidade, harmonia e segurança. Sentimentos ideais para os momentos de lazer em casa, junto da família e dos amigos. Por isso, os revestimentos azuis são uma excelente escolha para diferentes projetos arquitetônicos e de interiores.
Como fazer a composição do revestimento azul nos ambientes?
Dentre muitas sensações, o azul ajuda a trazer mais tranquilidade e frescor ao ambiente. Dessa maneira, a escolha do estilo decorativo, dos materiais, da paleta de cores e da iluminação influenciam no resultado do projeto.
Veja abaixo algumas dicas para compor ambientes com revestimento azul considerando esses aspectos.
Estilo decorativo
O azul pode ser adaptado a diversos estilos, desde os mais tradicionais até os mais modernos e contemporâneos. É a escolha dos móveis, acessórios e decoração que ajudará a definir o estilo do espaço.
Essa cor é uma escolha natural para ambientes de estilo praiano ou náutico, por exemplo. Nesses projetos, o revestimento azul pode ser combinado com elementos de inspiração marítima.
Em ambientes mais minimalistas, o revestimento pode ser o ponto focal e ser complementado com poucos elementos e tons neutros.
Já para ambientes clássicos, uma dica é combinar o azul com detalhes em dourado ou prateado para proporcionar um toque de sofisticação.
Paleta de cores
Se a ideia é criar um espaço relaxante e equilibrado, combine o azul com cores neutras, como branco, cinza ou bege.
Em contrapartida, toques de cores complementares, como o amarelo ou o laranja, podem trazer energia e alegria ao projeto.
Outra dica é apostar no ton sur ton, aplicando diferentes tonalidades de revestimentos azuis. Ou ainda, usar tons mais escuros em móveis ou detalhes para criar contraste com tonalidades mais claras.
Seleção dos materiais
Alguns materiais combinam perfeitamente com revestimentos cerâmicos azuis.
A combinação de azul com madeira traz um toque natural e acolhedor ao ambiente. Assim, mesas, estantes e cadeiras de madeira são ótimas adições para o projeto de interiores.
Metais, como o aço inoxidável e o cobre, podem adicionar um contraste elegante ao azul. Considere luminárias e detalhes em metal para dar um toque sofisticado ao espaço.
Outros tipos de acabamentos, como mármore ou granito, podem complementar o revestimento azul, especialmente em banheiros e cozinhas.
Por fim, inclua tecidos em tons neutros ou com estampas azuladas para sofás, almofadas, cortinas ou tapetes, criando um visual harmônico.
Iluminação
Pensar na iluminação é fundamental para garantir destaque aos revestimentos cerâmicos azuis. Nesse sentido, luminárias de parede, luminárias suspensas ou trilhos de iluminação direcionáveis são excelentes artifícios para realçar áreas específicas.
Uma dica importante é dar preferência por luzes brancas ou neutras para realçar o tom azul sem distorcê-lo. Para amenizar a iluminação fornecida por essas luzes, considere incluir como iluminação indireta — luzes embutidas no teto ou arandelas —, criando uma atmosfera mais aconchegante e suave.
Além das luzes artificiais, é interessante também permitir a entrada de luz natural no ambiente para aproveitar ao máximo a cor e os detalhes dos revestimentos azuis. Muitos modelos possuem relevos, reflexos e outros acabamentos que podem se beneficiar de uma boa iluminação.
7 Projetos incríveis para inspirar você
Os revestimentos azuis estão disponíveis numa ampla gama de tonalidades, formatos e texturas. Portanto, podem ser aplicados em diferentes ambientes, seja em áreas internas, externas ou molhadas. Confira abaixo!
Revestimento azul para banheiro: 2 projetos que vale a pena conferir
Os banheiros são amplamente beneficiados pelos revestimentos azuis, ganhando uma atmosfera elegante e agradável.
Escolha pastilhas ou revestimentos que se adequem ao tamanho e estilo do banheiro, optando por paginações que valorizem alguns aspectos e tire de evidência outros menos favoráveis. Um exemplo é optar por uma paginação horizontal para conferir a sensação de um banheiro mais largo ou vertical para a sensação de um pé-direito mais alto.
Além disso, não se esqueça de certificar que o revestimento aplicado nesse ambiente seja resistente à umidade.
2 opções de Revestimento para piscina azul
Mais do que em qualquer outro espaço, o revestimento azul ganha ainda mais destaque nos projetos de piscinas. Ao aplicar um modelo azul na piscina, é possível desfrutar da sensação de relaxamento causada pelo efeito calmante dessa cor, além de criar uma incrível percepção de profundidade.
Isso porque em contato com a água, as cores do revestimento esmaltado se intensificam, proporcionando a sensação de ter um oásis em casa. Ainda mais se a textura da pastilha reproduzir as tonalidades e reflexos de paraísos naturais, como os modelos Samoa (que remete ao arquipélago polinésio) e Mauí (inspirado na ilha havaiana).
Revestimento azul para cozinha
O revestimento cerâmico azul na cozinha pode ser uma escolha ousada e elegante, tornando esse espaço especial para os moradores da casa. Afinal, além de um toque de frescor, proporciona personalidade ao ambiente.
Nesses projetos, o azul pode ser aplicado em uma parede de destaque, em todo o backsplash ou até mesmo no piso, criando um efeito visual impactante.
A iluminação adequada destacará o revestimento azul, tornando a cozinha mais acolhedora e convidativa.
Certifique-se de escolher um revestimento cerâmico resistente e fácil de limpar, garantindo praticidade e durabilidade.
Revestimento de parede azul: 1 projeto para sala de estar e outro para a sala de jantar
O revestimento de parede azul em projetos de salas é ótimo para criar um ambiente refrescante e relaxante. Ao escolher o tom adequado, seja suave ou intenso, é possível definir uma atmosfera específica, de acordo com o desejado. Por exemplo, em espaços menores, tons mais claros são recomendados para não sobrecarregar visualmente o ambiente. Assim como optar por revestir apenas uma parede de destaque.
Além disso, combinações com móveis e acessórios em tons neutros equilibram a presença do azul, enquanto toques de cores complementares adicionam vivacidade.
Abaixo trazemos dois revestimentos que seguem a tendência europeia de formato retangular e muito brilho. O Marino Bright possui um tom azul mais suave, mais puxada para o verde, enquanto o Elba Bright é composto de uma tonalidade mais escura, que segue quase para o roxo. Ambos são da Coleção Spiagge da Strufaldi.
Agora que você já sabe como os revestimentos em diferentes tons de azul podem agregar nos seus projetos, confira nosso catálogo para encontrar o melhor revestimento azul para seu projeto.